SEMA-2021

MOBILIDADE INTEGRADA: SUSTENTABILIDADE E FUTURO

Para uma mobilidade verdadeiramente sustentável e racional, é necessária a evolução para uma total integração e coordenação otimizada entre os vários modos de transporte – coletivos, partilhados, suaves e individuais – e entre as várias entidades relevantes a nível internacional, nacional e municipal.

No painel da manhã ir-se-á Ouvir os Cidadãos, chamando representantes de instituições locais e atores da sociedade civil para darem o seu contributo para uma evolução positiva da mobilidade na Amadora. Estes amadorenses apresentarão as suas ideias e ambições, trazendo à discussão as suas formas de viver e sentir a cidade.

A parte da tarde está reservada para Ouvir os Especialistas. Neste painel estarão representantes das várias vertentes dos transportes, para que debatam as suas visões sobre medidas e soluções a adotar para uma eficaz integração intermodal. Da ferrovia à bicicleta, dos autocarros ao sharing, do  automóvel ao barco.

Este será um dia de debate sobre que medidas, que transportes e que soluções precisamos para termos cidades mais inclusivas, mais ecológicas, mais para os seus habitantes e mais interligadas.

Inscreve-te já!

Local: Recreios da Amadora (Av. Santos Mattos)

SEMA-2021

MOBILIDADE INTEGRADA: SUSTENTABILIDADE E FUTURO

Para uma mobilidade verdadeiramente sustentável e racional, é necessária a evolução para uma total integração e coordenação otimizada entre os vários modos de transporte – coletivos, partilhados, suaves e individuais – e entre as várias entidades relevantes a nível internacional, nacional e municipal.

No painel da manhã ir-se-á Ouvir os Cidadãos, chamando representantes de instituições locais e atores da sociedade civil para darem o seu contributo para uma evolução positiva da mobilidade na Amadora. Estes amadorenses apresentarão as suas ideias e ambições, trazendo à discussão as suas formas de viver e sentir a cidade.

A parte da tarde está reservada para Ouvir os Especialistas. Neste painel estarão representantes das várias vertentes dos transportes, para que debatam as suas visões sobre medidas e soluções a adotar para uma eficaz integração intermodal. Da ferrovia à bicicleta, dos autocarros ao sharing, do automóvel ao barco.

Este será um dia de debate sobre que medidas, que transportes e que soluções precisamos para termos cidades mais inclusivas, mais ecológicas, mais para os seus habitantes e mais interligadas.

Inscreve-te já!

Local: Recreios da Amadora (Av. Santos Mattos)

Inscrição

Quero inscrever-me nestas atividades!

    * Campos Obrigatórios

    Li e aceito a política de privacidade & as condições de inscrição. Caso tenha dificuldade no envio de inscrição inscreve-te através de email se.mobilidade@cm-amadora.pt

    Programa

    ORADORES

    Painel da Manhã

    Dr. Domingos Rosa | AFID Diferença

    Habilitações Académicas

    • Licenciado em Finanças pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão;
    • Pós-Graduação em Gestão da Construção e do Património e Imobiliário, pela Universidade do Minho, com a inclusão da cadeira de Gestão de Sistemas da Qualidade;
    • Curso de Formação de Formadores, com CAP;
    • Curso de Gestão das Organizações Sociais (GOS) da AESE – Escola de Direção e Negócios da AESE – Associação de Estudos Superiores de Empresa;
    • Frequência de cursos na área da Gestão de Empresas – (Finanças; Marketing; Gestão de Empresas; Mercados de Capitais; Liderança; Estratégia, Qualidade).

    Atividade Profissional 

    • Gestor de Empresas;
    • Gestor de Projectos;
    • TOC – Técnico Oficial de Contas;
    • Consultor Sénior nas áreas Financeiras, Qualidade, Estratégia Empresarial;
    • Responsável e/ou interveniente na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001, Marca ISS da Segurança Social e EQUASS) em empresas privadas de prestação de serviços e na Fundação AFID Diferença (área social);
    • Consultor na área da Qualidade, no âmbito da Norma ISO 9001, EQUASS e Marca ISS.

    Atividade Social

    • Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença;
    • Presidente da Direção Nacional da AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoas Deficiente;
    • Presidente do Conselho Fiscal da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade;
    • Sócio Gerente da Empresa de Consultoria nas áreas de Gestão de Empresas e da Qualidade, Plataforma Social, Lda;
    • Gerente da Empresa AFID Serviços;
    • Membro das Redes Sociais da Amadora e de Lisboa;
    • Membro do Conselho Municipal de Segurança da Amadora;
    • Membro fundador das Associações de Doentes da APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica);
    • Curador da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação da Amadora.

    Outras Referências

    • Atribuição da Medalha de Mérito Social pela Câmara Municipal de Lisboa, em 2018

    Sr. João Antunes | ACECOA

    Brevemente…

    Sr. José Flores | AURPID

    Brevemente…

    Intendente Pedro Franco | PSP Amadora

    Nasceu em Lisboa em 16 de abril de 1972, tendo atualmente 50 anos de idade.
    Ingressou na PSP em 1990 com 18 anos de idade, tendo-se licenciado em Ciências Policiais pelo atual Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

    Ao longo dos seus 32 anos de carreira desempenhou funções de Comandante de Esquadra, Comandante de Investigação Criminal, Coordenador Nacional de Investigação Criminal, Chefe de Divisão da Direção Nacional da PSP, Chefe de Núcleo e Comandante de Divisão Policial do Comando Metropolitano de Lisboa.

    Formador e docente em diversas áreas técnico-policiais, em 1997 integrou uma missão de monitorização das Nações Unidas nos territórios da ex-Jugoslávia, tendo-se posteriormente constituído como perito nacional no Comité de Sanções da ONU para o Combate ao Crime e Estupefacientes e perito da União Europeia para policiamentos desportivos e Ordem Pública, no período pós-Euro 2004. Foi ainda representante de S. Exª o Ministro da Administração Interna e de S. Exª. o Diretor Nacional da PSP em diversos Grupos de Trabalho nacionais e internacionais, essencialmente na área de Justiça e Assuntos Internos.

    Desde 2013 com a categoria de Intendente da PSP, em setembro de 2017 assumiu as funções de Comandante da Divisão Policial de Loures e de Odivelas, cuja Comissão de Serviço foi interrompida em março de 2022, para assumir as atuais funções de Comandante da Divisão Policial da Amadora.

    Louvado por entidades nacionais e internacionais, é casado e tem 4 filhos: duas meninas e dois rapazes.

    Dr. Luís Carvalho | Proteção Civil Amadora

    Luís Carvalho – desempenha funções de Coordenador Operacional Municipal da Proteção Civil da Amadora e é Comandante do Serviço de Polícia Municipal. Licenciado em Geografia e Planeamento Regional, com especialização em Riscos e Desenvolvimento, pela Universidade Nova de Lisboa. Possui vários cursos de Especialização em Gestão do Risco de Catástrofe, Cidades Resilientes e Alterações Climáticas ministrados pelo Banco Mundial e Organização das Nações Unidas;

    É docente convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, nas áreas de segurança e proteção civil. Tem várias artigos científicos e publicações na área da proteção civil e cidades resilientes.

    No âmbito da Campanha Mundial da Organização das Nações Unidas “Construir Cidades Resilientes 2030” faz parte do Comité Regional Europa-Ásia, é o ponto focal da Amadora para a respetiva campanha e faz ainda parte da coordenação do grupo de trabalho das Cidades Resilientes na Subcomissão da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofe.

    Dr. Luís de Carvalho | Presidente da Assembleia de Freguesia de Alfragide

    Luís de Carvalho, residente em Alfragide há quase 30 anos, utilizador diário da bicicleta como meio de transporte, jurista, membro do Conselho Consultivo da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e atualmente Presidente da Assembleia de Freguesia de Alfragide.

    Moderadora

    Dra. Helena Durães | Jornalista - TV AMADORA

    Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em 2010.

    Sou jornalista da TV AMADORA desde o mesmo ano. Atualmente, exerço o cargo de editora da TV AMADORA, o único órgão de comunicação social da cidade da Amadora. Amadorense de gema, sou autora de trabalhos de investigação e documentário sobre vários aspetos relacionadas com a história da cidade, como o período pós 25 de Abril ou os Recreios da Amadora.

    Na área da produção audiovisual, estou envolvida na criação de campanhas sobre as temáticas da resiliência e ambiente.

    Painel da Tarde

    Prof. José Manuel Viegas | TIS

    José Manuel Viegas é Professor Emérito da Universidade de Lisboa, tendo sido Professor Catedrático de Transportes no Técnico até 2012. Nesse período, fundou o Mestrado e o Doutoramento em Transportes, foi coordenador de vários projetos de investigação da Comissão Europeia, e liderou a área de Transportes do programa MIT-Portugal.

    Entre 2012 e 2017 foi Secretário-geral do ITF (Fórum Internacional dos Transportes, da OCDE), onde abriu programas vigorosos de colaboração com empresas liderantes e com as principais associações internacionais do setor.

    Foi membro do grupo nomeado por Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas, para o aconselhar sobre a Mobilização dos Transportes Sustentáveis para o Desenvolvimento (2016) e foi e coordenador metodológico global do projeto “Mobilidade Sustentável para Todos”, organizado pelo Banco Mundial (2018-2021).

    Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da TIS.pt, consultoria que fundou em 1992

    Eng.º Tiago Braga | Metro do Porto

    Brevemente…

    Dra. Marina Ferreira | TTSL - Transtejo Soflusa

    Licenciada em Direito (Ciências Jurídico-Económicas), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Pós-graduação em Assuntos Europeus, pela Universidade Lusíada.

    Desde 2017 é Presidente do Concelho de Administração da Transtejo – Transportes Tejo, S.A. e da Soflusa, Sociedade Fluvial de Transportes S.A. (TTSL).

    2013/2016 – Presidente do Conselho de Administração da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A.
    2008/2012 – Assessora do Conselho de Administração da Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S.A.
    2006/2008 – Presidente do Conselho de Administração da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A.
    2007 – Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa
    2005/2007 – Vice-presidente e Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa
    2003/2005 – Presidente da Comissão Instaladora da AM TL – Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa
    2003/2004 – Assessora do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
    1993/2003 – Assessora do Conselho de Administração da da Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S.A.
    1995/1998 – Presidente do Conselho Fiscal da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra
    1993/1995 – Diretora-Geral de Pescas e Inspetora-geral de Pescas
    Vogal do Comissariado e da Comissão de Relações Externas da EXPO98
    1991/1993 – Chefe de Gabinete do Ministro do Mar
    1989/1991 – Diretora de Pessoal daCarris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S.A.
    1987/1988 – Assessora Jurídica do Ministro das obras Públicas, Transportes e Comunicações
    1983/1987 – Advogada no Contencioso da Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S.A.

    Dr. Juan Cabellero | Eurocities

    EUROPEANMOBILITYWEEK Director de Campanha, Eurocities

    Especialista em comunicação que trabalha em projetos de mobilidade na Eurocities. É coordenador do Secretariado da EUROPEAN MOBILITY WEEK desde 2015. Mudou-se para Bruxelas em 2012 para fazer um Mestrado Executivo em Jornalismo Europeu. Trabalhou para uma televisão regional estadual e estações de rádio locais. Nos últimos sete anos, ganhou experiência em mudança comportamental e conscientização. É um apaixonado por comunicação, debates públicos e processos de cocriação.

    Juan Caballero is a communication expert working on mobility projects at Eurocities. He has been coordinating the EUROPEANMOBILITYWEEK Secretariat since 2015. He moved to Brussels in 2012 to follow an Executive Master in European Journalism. He worked for a state regional television and local radio stations. Over the last seven years, he has gained experience in behavioural change and awareness-raising. He’s a passionate about communication, public debates and co-creating processes.

    Dr. Luís Figueiredo | Cooltra

    Apoiada numa formação base em Gestão, a experiência profissional do Luis evoluiu de mãos dadas com o setor da mobilidade. Acumula experiência no segmento de rent a car (Turiscar e Sixt), tendo colaborado também no serviço pós venda (Caetano – Baviera).

    Em 2016 o Luis juntou-se à aventura da Cooltra em Portugal, numa fase inicial como Business Developer, criando dinâmicas e promovendo formas alternativas de mobilidade em Portugal, e atualmente, é o Diretor de Operações do universo Cooltra no nosso país, englobando as várias áreas de negócio (sharing, aluguer de longa duração e B2B).

    Dra. Cristina Dourado | Viação Alvorada

    Licenciada em Economia pelo ISE em 1981 e MsC em Information Management pela Universidade de Sheffield em 1993.

    Trabalha no setor dos transportes desde 1979, tendo desempenhado funções técnicas ligadas fundamentalmente ao planeamento operacional em diversas empresas da Rodoviária Nacional, até 1996.

    Foi administradora dos TST entre 1998 e 2003 e administradora da Prometro (empresa operadora do Metro do Porto) entre 2009 e 2012.

    Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Fertagus, onde estou desde 1998, Presidente da Comissão Executiva do MTS desde 2019 e Gerente da Vimeca desde o início deste ano.

    Desde 1 de Setembro de 2021 é também Diretora Geral da Viação Alvorada, uma joint venture entre a Vimeca e a Barraqueiro.

    Dr. Rui Lopo | TML - Transportes Metropolitanos

    Brevemente…

    Dra. Inês Sarti Pascoal | MUBi

    Bióloga, educadora ambiental, urbanista e presidente da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta. A bicicleta é o seu modo de deslocação diário desde 2015, tendo-se tornado activista pela causa quando no seu dia-a-dia se foi apercebendo das dificuldades existentes nas cidades portuguesas para o uso da bicicleta como meio de transporte.

    Moderadora

    Dra. Helena Durães | Jornalista - TV AMADORA

    Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em 2010.

    Sou jornalista da TV AMADORA desde o mesmo ano. Atualmente, exerço o cargo de editora da TV AMADORA, o único órgão de comunicação social da cidade da Amadora. Amadorense de gema, sou autora de trabalhos de investigação e documentário sobre vários aspetos relacionadas com a história da cidade, como o período pós 25 de Abril ou os Recreios da Amadora.

    Na área da produção audiovisual, estou envolvida na criação de campanhas sobre as temáticas da resiliência e ambiente.

    ORADORES

    Painel da Manhã

    Dr. Domingos Rosa | AFID Diferença

    Habilitações Académicas

    • Licenciado em Finanças pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão;
    • Pós-Graduação em Gestão da Construção e do Património e Imobiliário, pela Universidade do Minho, com a inclusão da cadeira de Gestão de Sistemas da Qualidade;
    • Curso de Formação de Formadores, com CAP;
    • Curso de Gestão das Organizações Sociais (GOS) da AESE – Escola de Direção e Negócios da AESE – Associação de Estudos Superiores de Empresa;
    • Frequência de cursos na área da Gestão de Empresas – (Finanças; Marketing; Gestão de Empresas; Mercados de Capitais; Liderança; Estratégia, Qualidade).

    Atividade Profissional 

    • Gestor de Empresas;
    • Gestor de Projectos;
    • TOC – Técnico Oficial de Contas;
    • Consultor Sénior nas áreas Financeiras, Qualidade, Estratégia Empresarial;
    • Responsável e/ou interveniente na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001, Marca ISS da Segurança Social e EQUASS) em empresas privadas de prestação de serviços e na Fundação AFID Diferença (área social);
    • Consultor na área da Qualidade, no âmbito da Norma ISO 9001, EQUASS e Marca ISS.

    Atividade Social

    • Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença;
    • Presidente da Direção Nacional da AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoas Deficiente;
    • Presidente do Conselho Fiscal da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade;
    • Sócio Gerente da Empresa de Consultoria nas áreas de Gestão de Empresas e da Qualidade, Plataforma Social, Lda;
    • Gerente da Empresa AFID Serviços;
    • Membro das Redes Sociais da Amadora e de Lisboa;
    • Membro do Conselho Municipal de Segurança da Amadora;
    • Membro fundador das Associações de Doentes da APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica);
    • Curador da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação da Amadora.

    Outras Referências

    • Atribuição da Medalha de Mérito Social pela Câmara Municipal de Lisboa, em 2018

    Sr. João Antunes | ACECOA

    Brevemente…

    Sr. José Flores | AURPID

    Brevemente…

    Intendente Pedro Franco | PSP Amadora

    Nasceu em Lisboa em 16 de abril de 1972, tendo atualmente 50 anos de idade.
    Ingressou na PSP em 1990 com 18 anos de idade, tendo-se licenciado em Ciências Policiais pelo atual Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

    Ao longo dos seus 32 anos de carreira desempenhou funções de Comandante de Esquadra, Comandante de Investigação Criminal, Coordenador Nacional de Investigação Criminal, Chefe de Divisão da Direção Nacional da PSP, Chefe de Núcleo e Comandante de Divisão Policial do Comando Metropolitano de Lisboa.

    Formador e docente em diversas áreas técnico-policiais, em 1997 integrou uma missão de monitorização das Nações Unidas nos territórios da ex-Jugoslávia, tendo-se posteriormente constituído como perito nacional no Comité de Sanções da ONU para o Combate ao Crime e Estupefacientes e perito da União Europeia para policiamentos desportivos e Ordem Pública, no período pós-Euro 2004. Foi ainda representante de S. Exª o Ministro da Administração Interna e de S. Exª. o Diretor Nacional da PSP em diversos Grupos de Trabalho nacionais e internacionais, essencialmente na área de Justiça e Assuntos Internos.

    Desde 2013 com a categoria de Intendente da PSP, em setembro de 2017 assumiu as funções de Comandante da Divisão Policial de Loures e de Odivelas, cuja Comissão de Serviço foi interrompida em março de 2022, para assumir as atuais funções de Comandante da Divisão Policial da Amadora.

    Louvado por entidades nacionais e internacionais, é casado e tem 4 filhos: duas meninas e dois rapazes.

    Dr. Luís Carvalho | Proteção Civil Amadora

    Luís Carvalho – desempenha funções de Coordenador Operacional Municipal da Proteção Civil da Amadora e é Comandante do Serviço de Polícia Municipal. Licenciado em Geografia e Planeamento Regional, com especialização em Riscos e Desenvolvimento, pela Universidade Nova de Lisboa. Possui vários cursos de Especialização em Gestão do Risco de Catástrofe, Cidades Resilientes e Alterações Climáticas ministrados pelo Banco Mundial e Organização das Nações Unidas;

    É docente convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, nas áreas de segurança e proteção civil. Tem várias artigos científicos e publicações na área da proteção civil e cidades resilientes.

    No âmbito da Campanha Mundial da Organização das Nações Unidas “Construir Cidades Resilientes 2030” faz parte do Comité Regional Europa-Ásia, é o ponto focal da Amadora para a respetiva campanha e faz ainda parte da coordenação do grupo de trabalho das Cidades Resilientes na Subcomissão da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofe.

    Dr. Luís de Carvalho | Presidente da Assembleia de Freguesia de Alfragide

    Luís de Carvalho, residente em Alfragide há quase 30 anos, utilizador diário da bicicleta como meio de transporte, jurista, membro do Conselho Consultivo da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e atualmente Presidente da Assembleia de Freguesia de Alfragide.

    Moderadora

    Dra. Helena Durães | Jornalista - TV AMADORA

    Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em 2010.

    Sou jornalista da TV AMADORA desde o mesmo ano. Atualmente, exerço o cargo de editora da TV AMADORA, o único órgão de comunicação social da cidade da Amadora. Amadorense de gema, sou autora de trabalhos de investigação e documentário sobre vários aspetos relacionadas com a história da cidade, como o período pós 25 de Abril ou os Recreios da Amadora.

    Na área da produção audiovisual, estou envolvida na criação de campanhas sobre as temáticas da resiliência e ambiente.

    Painel da Tarde

    Prof. José Manuel Viegas | TIS

    José Manuel Viegas é Professor Emérito da Universidade de Lisboa, tendo sido Professor Catedrático de Transportes no Técnico até 2012. Nesse período, fundou o Mestrado e o Doutoramento em Transportes, foi coordenador de vários projetos de investigação da Comissão Europeia, e liderou a área de Transportes do programa MIT-Portugal.

    Entre 2012 e 2017 foi Secretário-geral do ITF (Fórum Internacional dos Transportes, da OCDE), onde abriu programas vigorosos de colaboração com empresas liderantes e com as principais associações internacionais do setor.

    Foi membro do grupo nomeado por Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas, para o aconselhar sobre a Mobilização dos Transportes Sustentáveis para o Desenvolvimento (2016) e foi e coordenador metodológico global do projeto “Mobilidade Sustentável para Todos”, organizado pelo Banco Mundial (2018-2021).

    Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da TIS.pt, consultoria que fundou em 1992

    Eng.º Tiago Braga | Metro do Porto

    Brevemente…

    Dra. Marina Ferreira | TTSL - Transtejo Soflusa

    Licenciada em Direito (Ciências Jurídico-Económicas), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Pós-graduação em Assuntos Europeus, pela Universidade Lusíada.

    Desde 2017 é Presidente do Concelho de Administração da Transtejo – Transportes Tejo, S.A. e da Soflusa, Sociedade Fluvial de Transportes S.A. (TTSL).

    2013/2016 – Presidente do Conselho de Administração da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A.
    2008/2012 – Assessora do Conselho de Administração da Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S.A.
    2006/2008 – Presidente do Conselho de Administração da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A.
    2007 – Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa
    2005/2007 – Vice-presidente e Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa
    2003/2005 – Presidente da Comissão Instaladora da AM TL – Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa
    2003/2004 – Assessora do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
    1993/2003 – Assessora do Conselho de Administração da da Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S.A.
    1995/1998 – Presidente do Conselho Fiscal da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra
    1993/1995 – Diretora-Geral de Pescas e Inspetora-geral de Pescas
    Vogal do Comissariado e da Comissão de Relações Externas da EXPO98
    1991/1993 – Chefe de Gabinete do Ministro do Mar
    1989/1991 – Diretora de Pessoal daCarris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S.A.
    1987/1988 – Assessora Jurídica do Ministro das obras Públicas, Transportes e Comunicações
    1983/1987 – Advogada no Contencioso da Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S.A.

    Dr. Juan Cabellero | Eurocities

    EUROPEANMOBILITYWEEK Director de Campanha, Eurocities

    Especialista em comunicação que trabalha em projetos de mobilidade na Eurocities. É coordenador do Secretariado da EUROPEAN MOBILITY WEEK desde 2015. Mudou-se para Bruxelas em 2012 para fazer um Mestrado Executivo em Jornalismo Europeu. Trabalhou para uma televisão regional estadual e estações de rádio locais. Nos últimos sete anos, ganhou experiência em mudança comportamental e conscientização. É um apaixonado por comunicação, debates públicos e processos de cocriação.

    Juan Caballero is a communication expert working on mobility projects at Eurocities. He has been coordinating the EUROPEANMOBILITYWEEK Secretariat since 2015. He moved to Brussels in 2012 to follow an Executive Master in European Journalism. He worked for a state regional television and local radio stations. Over the last seven years, he has gained experience in behavioural change and awareness-raising. He’s a passionate about communication, public debates and co-creating processes.

    Dr. Luís Figueiredo | Cooltra

    Apoiada numa formação base em Gestão, a experiência profissional do Luis evoluiu de mãos dadas com o setor da mobilidade. Acumula experiência no segmento de rent a car (Turiscar e Sixt), tendo colaborado também no serviço pós venda (Caetano – Baviera).

    Em 2016 o Luis juntou-se à aventura da Cooltra em Portugal, numa fase inicial como Business Developer, criando dinâmicas e promovendo formas alternativas de mobilidade em Portugal, e atualmente, é o Diretor de Operações do universo Cooltra no nosso país, englobando as várias áreas de negócio (sharing, aluguer de longa duração e B2B).

    Dra. Cristina Dourado | Viação Alvorada

    Licenciada em Economia pelo ISE em 1981 e MsC em Information Management pela Universidade de Sheffield em 1993.

    Trabalha no setor dos transportes desde 1979, tendo desempenhado funções técnicas ligadas fundamentalmente ao planeamento operacional em diversas empresas da Rodoviária Nacional, até 1996.

    Foi administradora dos TST entre 1998 e 2003 e administradora da Prometro (empresa operadora do Metro do Porto) entre 2009 e 2012.

    Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Fertagus, onde estou desde 1998, Presidente da Comissão Executiva do MTS desde 2019 e Gerente da Vimeca desde o início deste ano.

    Desde 1 de Setembro de 2021 é também Diretora Geral da Viação Alvorada, uma joint venture entre a Vimeca e a Barraqueiro.

    Dr. Rui Lopo | TML - Transportes Metropolitanos

    Brevemente…

    Dra. Inês Sarti Pascoal | MUBi

    Bióloga, educadora ambiental, urbanista e presidente da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta. A bicicleta é o seu modo de deslocação diário desde 2015, tendo-se tornado activista pela causa quando no seu dia-a-dia se foi apercebendo das dificuldades existentes nas cidades portuguesas para o uso da bicicleta como meio de transporte.

    Moderadora

    Dra. Helena Durães | Jornalista - TV AMADORA

    Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em 2010.

    Sou jornalista da TV AMADORA desde o mesmo ano. Atualmente, exerço o cargo de editora da TV AMADORA, o único órgão de comunicação social da cidade da Amadora. Amadorense de gema, sou autora de trabalhos de investigação e documentário sobre vários aspetos relacionadas com a história da cidade, como o período pós 25 de Abril ou os Recreios da Amadora.

    Na área da produção audiovisual, estou envolvida na criação de campanhas sobre as temáticas da resiliência e ambiente.

    QUESTÕES & CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

    A conferência OnMobility Amadora faz parte do programa da SEMA 2022, e acontecerá no dia 20 de setembro.

    A conferência OnMobility Amadora é no Auditório dos Recreios da Amadora.

    A morada é: Av. Santos Mattos 2, 2700-317 Amadora

    As coordenadas são: 38.758460179427246, -9.23521357321509

    Gostaríamos de contar com a presença em todo o debate mas podes optar por ouvir apenas os cidadãos ou os especialistas.

    Sim, tem de se inscrever para poder assistir à conferência.

    Co-organizador

    Chancela

    Parceiros

    logo-on1

    Media Partners

    amadoramove-blue-auto
    amadoramove-industria-e-ambiente
    amadoramove-welectric
    amadoramove-green-future
    amadoramove-pme-magazine
    amadoramove-tv-amadora
    logo-on

    SEMA

    Câmara Municipal da Amadora

    214 369 060

    se.mobilidade@cm-amadora.pt